Coleta Seletiva

Coleta Seletiva

Nos últimos dias 12 e 13 de maio, a equipe responsável pelo Plano de Logística Sustentável, realizou palestras de sensibilização do campus para adesão ao Projeto de Coleta Seletiva. Participaram das palestras de sensibilização os trabalhadores da empresa terceirizada responsável pela limpeza e manutenção do campus e todos os alunos (ensino médio técnico integrado, concomitante, subsequente e graduação). De acordo com o projeto trata-se de uma ação totalmente sustentável, desde a aquisição dos recipientes (lixeiras produzidas a partir do reaproveitamento de bombonas) até a dispensação final dos resíduos produzidos na Instituição.

"A partir da próxima segunda-feira, 18/05, terá início a coleta seletiva no campus", reforçou José Maria Justo, presidente da comissão. O processo envolveu parceiras com a Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Cachoeiro de Itapemirim - ASCOMIRIM, sendo que o município irá viabilizar o transporte e o reaproveitamento dos resíduos segregados no campus.

Tal projeto é uma forma de atentar para as questões ambientais e fortalecer a discussão a respeito das importantes mudanças que devem ser adotadas no sentido de interromper, diminuir ou amenizar a deterioração ambiental. O que se propõe, nesse caso, através da coleta seletiva e destinação sustentável dos resíduos sólidos produzidos no campus, é mostrar à comunidade escolar a importância do desenvolvimento de uma nova ética, a sustentabilidade.

Considerando que os resíduos sólidos são uma das problemáticas que mais prejudica, direta e indiretamente, todas as questões socioambientais, o projeto será desenvolvido com o intuito de colaborar com o enfrentamento da questão em duas frentes: a execução de ações sustentáveis e a mobilização da comunidade escolar a cerca do tema.

Participam da comissão os servidores Ronald Aguiar Nascimento, Aline da Gambart Silva, Neila Fernanda Oliveira Fernandes e Roberto Gonzaga Alvarenga.


© 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Coordenadoria de Tecnologia da Informação - Campus Cachoeiro de Itapemirim