Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Confira como foi o Evento de Formação “Conquistando o primeiro emprego”

Confira como foi o Evento de Formação “Conquistando o primeiro emprego”

Publicado: Terça, 16 de Abril de 2024, 10h13 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2024, 11h28

Participaram das atividades estudantes dos cursos técnicos e superiores.

No dia 11 de abril aconteceu o Evento de Formação “Conquistando o Primeiro Emprego” no auditório do Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim que contou com a presença da psicóloga Dra. Ana Paula Ferraz Marques e também de representantes dos setores de seleção pessoal de duas importantes empresas da região: Itamil da área de metalmecânica e Marbrasa  na área de mineração.

O evento organizado pelo professor Marcelo Chagas, coordenador do curso Técnico em Mecânica com apoio da professora Patricia Tagliaferro, foi voltado principalmente para os alunos dos cursos Técnicos  Intercomplementares em Mecânica e Mineração. Participaram também alunos da Engenharia Mecânica e Engenharia de Minas. O encontro começou com a palestra ministrada pela psicóloga Dra. Ana Paula Ferraz Marques abordando os principais aspectos relacionados à elaboração de currículo, apresentação pessoal e entrevistas de emprego. No intervalo os alunos organizaram um lanche compartilhado onde eles puderam conversar com os palestrantes e interagir entre si.

Após o intervalo aconteceu uma Roda de Conversa entre os estudantes e os profissionais dos setores de recursos humanos das empresas Itamil e Marbrasa, momento no qual, eles apresentaram seus ramos de atuação, e os alunos puderam tirar dúvidas.

Segundo a aluna Amanda de Lima Peres, do curso Técnico em Mecânica, “foi um momento de muita importância para todos os estudantes do curso intercomplementar que estão agora nesta reta final para a formação, e que, em breve, estarão no mercado de trabalho. Além de abrir portas para possíveis estágios por meio do networking com as empresas. Isso deu um norte a todos que nunca tiveram nenhum contato com este meio, nunca montaram um currículo e nunca fizeram uma entrevista de emprego e agora, podem usar o conhecimento adquirido para chegarem ‘preparados’ neste mundo”.

registrado em: