Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec-MEC) visitam o Campus Cachoeiro
Início do conteúdo da página

Publicado: Quarta, 24 de Abril de 2024, 15h03 | Última atualização em Quarta, 24 de Abril de 2024, 15h04

O objetivo foi conhecer a criação e o desenvolvimento dos cursos técnicos concomitantes intercomplementares do campus, realizados em parceria com a escola Lions.

Aconteceu ontem (23) pela manhã, a visita da Sra. Carla Comerlato Jardim e do Sr. Pierry Teza, respectivamente Diretora e Gerente de Projetos da Diretoria de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), para conhecer os cursos técnicos concomitantes Intercomplementares em Mecânica e Mineração, pioneiros nessa modalidade, fruto da parceria Ifes e Sedu-ES.

Participaram da reunião de apresentação dos referidos cursos: representando o Ifes, a Pró-Reitora de Ensino do Ifes, Sra. Adriana Barcellos, a Diretora de Ensino Técnico do Ifes, a Sra. Sanandreia Torezani, o Diretor Geral do Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim, Sr. Edson Peixoto, os coordenadores dos cursos, Prof. Marcelo Chagas Lyndemberg Campelo e a coordenadora, Profa. Thaís Gualandi. Representando a Secretaria de Estado da Educação - Sedu-ES, a Gerente de Ensino Médio da Sedu, Sra. Endy Albuquerque e o Técnico Pedagógico da mesma Gerência, Sr. Anderson Barcelos. Representando a EEEFM Lions Sebastião de Paiva Vidaurre, o Diretor, Sr. Douglas Costa, a Coordenadora do Intercomplementar, Sra. Pollyne Louzada, a Coordenadora  Pedagógica, Sra. Josiane do Carmo, a pedagoga, Sra. Eliana Costa e o Coordenador de Área, Sr. Fábio Pacheco.

Todos os participantes da reunião foram recepcionados por servidores da equipe de gestão do Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim que, junto aos representantes da Escola Lions, fizeram uma rápida visita pelas instalações e laboratórios do Campus e, em seguida, realizaram a apresentação do projeto dos cursos, dos caminhos percorridos e dos resultados alcançados.

Em seguida, a caravana visitou as dependências da Escola Lions onde foram recepcionados pelos alunos do projeto "Jovens Acolhedores" que organizaram a reunião com os estudantes dos cursos técnicos concomitantes intercomplementares e conheceram um pouco mais da sua realidade e ouviram sobre a importância dessa oferta para o desenvolvimento pessoal e profissional. Ao final reuniram-se na biblioteca para uma entrevista ao jornal da escola e para uma fala de agradecimento e feedback do que foi apresentado e vivenciado nessas visitas.

A Sra. Carla Jardim destacou durante sua fala que, pelos resultados positivos do projeto, o objetivo da Setec é levar essa experiência de modalidade inovadora para outras instituições e estados da federação. Afirmou ainda que, considerando a dimensão e diversidade do Brasil, reconhece que o modelo apresentado precisará ser adaptado para alguns estados, mas que para a grande maioria, a experiência da parceria do Campus Cachoeiro de Itapemirim com a Escola Estadual Lions Sebastião de Paiva Vidaurre, poderá ser aplicado integralmente.

*Os estudantes que compõem os cursos Intercomplementar em Mecânica e Intercomplementar em Mineração fazem o ensino médio regular na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Lions Sebastiao Paiva Vidaurre pela manhã (7 às 12:20) e, à tarde (13:50 às 17:30), no Campus Cachoeiro de Itapemirim, eles cursam as disciplinas técnicas de mecânica e mineração de acordo com a opção de curso selecionada pelos estudantes. Ao final do ensino médio e com a conclusão do curso técnico eles recebem a dupla certificação emitida em conjunto pelas duas instituições.

registrado em: