Página inicial > Notícias > Lançamento de e-book gratuito sobre Jogos Teatrais e Desenvolvimento Integral

Lançamento de e-book gratuito sobre Jogos Teatrais e Desenvolvimento Integral

Publicado: Quinta, 23 de Dezembro de 2021, 12h30 | Última atualização em Quinta, 23 de Dezembro de 2021, 12h30

O livro está disponível para download no repositório do Ifes.

Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Artes, Roberto Carlos Farias de Oliveira, do campus Cachoeiro de Itapemirim, lançou e-book “Jogos Teatrais e Desenvolvimento Integral – Roteiros didático-pedagógicos para professores de Artes” no evento Conexão Arte e Cultura do Ifes. O docente ministrou oficina sobre Jogos Teatrais como parte da programação do evento e, na oportunidade, fez o lançamento dos materiais que produziu como produto final do mestrado em Artes da Cena, curso da Escola Superior de Artes Célia Helena, SP.

O livro virtual é composto de uma parte teórica e de outra em que são apresentados 10 roteiros para o professor aplicar em suas aulas. Além desse, produziu um pequeno relato da sua constituição artístico-profissional e dos caminhos percorridos para a construção do e-book, intitulado “De aluno a professor: intersecções entre arte e educação - Memorial de Percursos”. Este livro teve uma pequena tiragem para distribuição entre professores, bibliotecas e escolas.

De acordo com o autor, os materiais produzidos são de interesse não apenas de professores de Artes, mas de todos os professores que utilizam do teatro ou dos jogos teatrais como metodologia de ensino. Foi produzido em linguagem simples e acessível para toda e qualquer pessoa que tenha interesse na área.

Roberto esclarece que o objetivo é levar os professores a pensarem nas possibilidades do ensino de Artes/Teatro de modo mais dinâmico e dirigido. Serve como um manual e também uma provocação para que os professores que têm mais afinidade com as outras linguagens (música, dança, artes visuais) possam criar roteiros oportunizando aprendizagem e troca de experiências.

O e-book está disponível gratuitamente no Repositório do Ifes.

E-book: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1246
Memorial: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1379