Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Aluno > Orientações para Estágio
Início do conteúdo da página

Coordenadoria de Relações Institucionais e Extensão Comunitária

Publicado: Terça, 21 de Março de 2017, 11h18 | Última atualização em Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 15h43

Índice de Artigos

REC – Coordenadoria de Relações Institucionais e Extensão Comunitária

Coordenadoria responsável por orientar os alunos sobre o funcionamento do estágio, divulgando oportunidades e providenciando os formulários necessários, assegurando assim a legalidade dos procedimentos. Além disso, apoia e promove atividades de extensão, colabora nas atividades de ensino, faz o acompanhamento do egresso e apoia as atividades de prospecção de Visita Técnica.

Sobre o estágio a REC alerta que não existe estágio sem o acompanhamento do setor. O primeiro passo para realização de um estágio é procurar o setor que irá acompanhar todo o processo: planejamento, execução, acompanhamento e avaliação.

Procure a REC!

Telefone: (28) 3526-9030
E-mail: rec.ci@ifes.edu.br

Horário de Atendimento:
Segunda e quarta de 08:30 às 21h / Terça, quinta e sexta de 08:30 às 19h
Localização: Bloco Administrativo – 2º Piso – Sala 6

Prazos REC

DISCENTE – REC

Ação

Prazo

Entrega de documentação de estágio devidamente preenchida e assinada pelo estagiário e pela unidade concedente para análise

No mínimo 10 dias corridos antes da data de início do estágio.

Prorrogação ou alteração do estágio

Entregar Termo Aditivo devidamente preenchido e assinado no mínimo 10 dias corridos antes da data final do estágio prevista no termo de Compromisso de Estágio.

Rescisão

Informar imediatamente à REC por e-mail e enviar a Rescisão, bem como os documentos de finalização do estágio até 10 dias corridos depois do desligamento.

REC – DISCENTE

Liberação de documentação de estágio (planejamento)

Até 10 dias corridos após a entrega da documentação devidamente preenchida e assinada à REC.

Aprovação de Relatórios de Atividades

Até 10 dias corridos após a entrega da documentação devidamente preenchida e assinada à REC.

Emissão de declarações diversas

Até 5 dias corridos

 


Regulamentação

Regulamentação dos estágios dos alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da Educação Superior do IFES.

Nova Resolução do CS nº 58/2018, de 17 de dezembro de 2018. 

Lei Federal que dispõe sobre o estágio de estudantes.

Lei nº 11.788, de 25 de Setembro de 2008. 


Prezados alunos do Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim,

A Coordenadoria de Relações Institucionais e Extensão Comunitária (REC) disponibiliza nesse espaço os documentos para formalização de estágio. Mas atenção! Em caso de dúvida no preenchimento, procure a REC para que possamos orientá-los. Lembramos que os documentos devem ser preenchidos sem rasura e respeitando a legislação vigente e as especificidades de cada Curso. Alertamos para que tome conhecimento dessa legislação. A Lei Federal nº 11.788/2008 e a Resolução do Conselho Superior do Ifes nº 58/2018 e o Projeto pedagógico do Curso pode ser solicitado com o(a) Coordenador(a) de cada Curso.

Na dúvida, nos procure.
Saudações.

REC

OBS: Preferencialmente, imprima os documentos frente e verso.

Planejamento do Estágio

Todo estágio deve ser planejado antes de ser iniciado. Assim, para dar início a esse processo o aluno deverá entregar à REC os documentos listados abaixo, sem rasura e no mínimo 10 (dez) dias antes da data de início do estágio. Só depois de toda documentação aprovada é que o estágio poderá ser iniciado. Fique atento a isso!

Documentos necessários:
1) Plano de Estágio (3 vias).
2) Termo de Compromisso de Estágio (3 vias).
3) Termo de Convênio (apenas para empresas não conveniadas) (2 vias).
4) Cópia da Apólice de Seguro contra acidentes pessoais em favor do(a) estagiário(a).

Plano de estágio Modelo 1 | Modelo 2
Termo de compromisso de estágio 
Termo de convênio

Execução e Acompanhamento do Estágio

Durante a realização do seu estágio você deverá estar em contato frequente com seu Professor Orientador e com o Supervisor de Estágio. Não esqueça também de diariamente preencher sua folha de ponto e de entregá-la à REC conforme informado na Carta aos Envolvidos enviada por e-mail no início do seu estágio.

Folha de Ponto

Avaliação do Estágio

Seu estágio será avaliado durante toda sua realização e ao final do mesmo. Assim, de acordo com a data e modelo indicados na Carta aos Envolvidos enviada para seu e-mail no início do estágio, você deverá entregar um dos Relatórios de Atividades abaixo:

Modelo A 
Modelo B 
Modelo C 

Ao final do Estágio você não pode esquecer-se de entregar o Termo de Realização e Avaliação de Estágio. Seu estágio só poderá ser validado após você fazer essa entrega.

Termo de Realização e Avaliação de Estágio 

Vai prorrogar ou alterar outra informação do seu estágio?

Utilize o documento abaixo para fazer qualquer alteração em seu contrato. Ele deve ser preenchido sem rasura em 3 vias, assinados e entregues à REC no mínimo 10 dias antes da data da alteração a ser realizada.

Aditivo 

Vai reincidir?

Se seu estágio for encerrado antes do prazo previsto no Termo de Compromisso de Estágio, você deve informar imediatamente a REC por e-mail. Depois, em até 10 dias, encaminhe a rescisão à REC em 3 vias preenchidas e assinadas, junto com os documentos de finalização do estágio (folhas de ponto, relatórios de atividades, termo de realização e avaliação de estágio).

Rescisão


Se você já atua profissionalmente na área em que estuda e seu curso tem estágio obrigatório, você pode solicitar a equiparação de suas atividades profissionais ao estágio obrigatório, desde que essa possibilidade esteja prevista no Projeto Pedagógico do seu curso. Para fazer a solicitação preencha o Requerimento abaixo e anexe à documentação necessária, de acordo com o tipo de vínculo profissional que você tem, conforme indicado no requerimento:

Requerimento para solicitação de equiparação de atividades profissionais ao estágio obrigatório
Relatório de Atividades Profissionais do(a) Aluno(a): preenchido pelo aluno 
Relatório de Atividades Profissionais do(a) Aluno(a): preenchido pela empresa 

Também é possível, caso esteja previsto no Projeto Pedagógico do seu Curso, a solicitação de equiparação de atividades de iniciação científica, monitoria ou extensão ao estágio obrigatório. Para essas modalidades, utilize o requerimento abaixo e anexe os documentos necessários:

Requerimento para solicitação de equiparação de atividades de Extensão, Monitoria ou Iniciação Científica ao estágio obrigatório 
Relatório de Atividades de Extensão, Monitoria ou Iniciação Científica: preenchido pelo(a) aluno(a) 
Relatório de Atividades de Extensão, Monitoria ou Iniciação Científica: preenchido pelo(a) professor(a) supervisor(a) 


Como devo proceder para iniciar o Estágio?
O primeiro passo é procurar a REC. Reforçamos que não existe estágio sem o intermédio desse setor. Você será assessorado para o preenchimento dos documentos de forma que os mesmos atendam à legislação em vigor e estejam totalmente preenchidos, sem rasuras, e com as devidas assinaturas e carimbos, conforme solicitado nos respectivos documentos. A formalização do estágio deverá ocorrer, impreterivelmente, antes do início do estágio.

Quantas horas de Estágio posso fazer por dia e por semana?
A jornada diária de estágio não poderá ultrapassar 6 (seis) horas, perfazendo uma carga horária semanal máxima de 30 (trinta) horas, que será definida em comum acordo entre o Ifes, a Unidade Concedente e o Aluno Estagiário. No caso de estágio obrigatório, para o aluno que concluiu toda etapa escolar ou nos períodos em que não estejam programadas aulas presenciais, a jornada diária poderá ser de 8 (oito) horas e a semanal poderá ser de até 40 (quarenta) horas.

E a duração do Estágio?
O aluno poderá estagiar pelo tempo máximo de 24 (vinte e quatro) meses em uma mesma Unidade Concedente, desde que esse tempo não ultrapasse o período de integralização do curso.

O Seguro contra Acidentes Pessoais é obrigatório?
Sim. O Seguro contra Acidentes Pessoais é obrigatório e deve ser anexada uma cópia da apólice ao Termo de Compromisso de Estágio.

Quais são os documentos necessários para iniciar o estágio?
Plano de Estágio (3 vias), Termo de Compromisso de Estágio (3 vias), Termo de Convênio para Concessão de Estágio (2 vias) e a cópia da apólice de seguros. Todos devem ser devidamente preenchidos, sem rasuras e devem constar o carimbo da empresa (CNPJ).

Posso entregar primeiro à REC o Termo de Compromisso e depois o Plano de Estágio?
Não. Pois só após a aprovação do Plano de Estágio que o Termo de Compromisso de Estágio será assinado.

Todos os estágios (não obrigatórios e obrigatórios) devem ter documentação?
Sim. Todo estágio deve ser formalizado junto a REC, passando por todo o processo: planejamento, execução, acompanhamento e avaliação.

O meu Estágio pode ser prorrogado?
Sim, desde que não ultrapasse o tempo máximo de 24 (vinte e quatro) meses em uma mesma Unidade Concedente. O aluno deverá trazer o Termo Aditivo preenchido e assinado em 3 (três) vias.


Pesquisa de Egressos

Relatório Pesquisa de Egressos 2010 
Relatório Pesquisa de Egressos 2015 
Relatório Pesquisa de Egressos 2017 


Estágio - Técnico em Eletromecânica
Emprego - Sistemas de Informação ou Técnico em Informática
Estágio - Matemática
Estágio - Ensino Médio
Estágio - Engenharia Mecânica ou Técnico em Eletromecânica
Estágio - Técnico em Informática
Estágio - Sistemas de Informação
Estágio - Engenharia Mecânica
Estágio - Sistemas de Informação
Emprego - Técnico em Mineração
Estágio - Técnico em Mineração
Emprego - Técnico em Eletromecânica
Emprego - Técnico em Eletromecânica
Oportunidade - Tecnologia da Informação

Fim do conteúdo da página